21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 3215 9769         contatos.musiva@gmail.com        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

STARTUPS SOCIAIS DE FAVELAS CARIOCAS RECEBEM MENTORIA E APOIO PARA A REALIZAÇÃO DE MICROPROJETOS CRI


No mês de Fevereiro, 210 crianças e adolescentes serão beneficiados pela iniciativa na Cidade do Rio de Janeiro

Durante dois meses, 26 líderes comunitários de favelas cariocas aprenderam técnicas de gestão, captação de recursos e comunicação para gerenciarem seus projetos sociais, através de ferramentas tradicionais, como apostila impressa, e digitais, como aplicativos de celular, indo na contramão das estatísticas que assolam o mercado. O projeto Negócio sustentável é uma iniciativa inédita criada para estimular a sustentabilidade social, econômica e ambiental em regiões de baixa renda, através da capacitação cultural, mentoria e apoio técnico e financeiro às iniciativas que se destacam durante a aceleração.


Como resultado da primeira etapa 7 microprojetos foram selecionados por uma banca, composta por especialistas em projetos socioambientais, e receberam apoio financeiro e mentoria para implementarem soluções criativas como forma de enfrentamento de problemas socioambientais beneficiando, diretamente, 210 crianças, adolescentes, jovens e adultos de favelas cariocas situadas no entorno da Linha Amarela.


O projeto TechNêgas, coordenado pela estudante de Ciência da Computação, Paloma Callado e pela profissional de Educação Física Paula Calado, promoveu, durante o mês de Fevereiro de 2020, oficinas criativas beneficiando 15 crianças e adolescentes, moradores do Complexo da Maré, através de oficinas de brinquedos sustentáveis, a partir de conhecimentos básicos de robótica e, além disso, promoveu atividades de dança e bem estar para as 15 responsáveis dos participantes das oficinas. Além deste projeto, a Maré recebeu, também, o Mareimbau, projeto coordenado pelo Maestro Ricardo Mirapalheta, que compreende o ensino de música clássica e oficinas de mandalas para crianças e a Mostra Periferia Tem Potência, evento coordenado pelos Produtores Culturais Douglas Viana e Andressa de Oliveira, que promoveu um criativo diálogo entre a literatura, as artes visuais e a música para estimular a cultura slamer na região.

A Cidade de Deus está recebendo os projetos Ler, Brincar e se Divertir, criado pela organização CECFA, que compreende o ensino de atividades de educação ambiental, recreação e contação de história e o projeto Arte em Costura, idealizado por Leonicia e Leticia de Jesus, que promove o ensino de moda sustentável, através da costura criativa, e o projeto Tambozinho, coordenado pelos produtores locais José Luciano e João Carlos, que ensina crianças e adolescentes a construírem instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, como o tamborzinho de garrafa pet e lata de leite em pó.


Além dos 7 microproetos, que recebem o Apoio técnico e a Mentoria, o Negócio Sustentável está formando a segunda turma de 32 participantes que aprendem, aos sábados, na Unisuam, em Bonsucesso, desde técnicas de ideação de projetos criativos, para o enfrentamento de problemas socioambientais, até prestação de contas.


Ao todo, o projeto capacitará 90 gestores de base comunitária, durante três bimestres, e vai apoiar e realizar mentoria para 21 projetos criativos locais, beneficiando, diretamente, mais 630 participantes.


A iniciativa conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e da LAMSA, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Lei do ISS e com o Apoio do Instituto Invepar e da Unisuam.


Informações gerais:


Ler, Brincar e se Divertir

Local: CECFA

Endereço: Rua Noé, n° 8 - Cidade de Deus

Terças e Quintas-feiras - Dias 21, 23, 28 e 30/01/2020

Horários: 14h às 16h


Arte em Costura

Local: OSAMI

Endereço: Av. Jose de Arimateia, 90 - Cidade de Deus

Terças e Quintas

Horários: 9h às 12h e 13h30min às 16h30min


Mareimbaú

Local: Escola Municipal IV Centenário – Baixa do Sapateiro /Maré

Endereço: Rua Nova Jerusálem, 495 - Maré

Dias: 06, 10, 13, 15, 17 e 20/02/2020 e 02, 05 e 07/03

Horários: 14h às 16h


Mulheres em Ação

ocal: AMUDC DEL CASTILHO

Endereço: Rua Ministro Mavignier, 171 - Del Castilho

Sextas-Feiras - Dias 24 e 31/01/2020 e 07 e 14/02/2020

Horários: 16h ás 18h


TechNêgas

Local: IMJA - UNIPERIFERIAS

Endereço: Rua Teixeira Ribeiro 535, Maré

Segundas e quartas -feiras - Dias 10, 12, 17 e 19 de Fevereiro

Horários: 13h às 16h


Tambozinho

Local: AMUNICON

Endereço: Estrada do Gabinal, 2106, Cidade de Deus

Aos Sábados - Dias 01, 08, 15 e 29 de Fevereiro

Horários: 10h às 12h


Periferia tem Potência

Local: IMJA - UNIPERIFERIAS

Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 - Maré

Evento: Mostra de literatura, artes visuais e dança para incentivar a disseminação da cultura slam na região.

Data: 13/02/2020

Horário: 14h às 20h30min



Para se inscrever para as próximas turmas, os interessados devem ficar atentos às Regras do Processo Seletivo através deste site e das redes sociais do Instituto Musiva.


Facebook e Instagram @institutomusiva.


logo musiva.png