21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 3215 9769         contatos.musiva@gmail.com        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

PROJETOS DE BASE COMUNITARIA RECEBEM QUALIFICAÇÃO E MENTORIA GRATUITA

19.09.2019

Curso oferece capacitação para empreendedores de favelas do Rio

 

 

O empreendedorismo é uma das formas usadas por 7,7 milhões de brasileiros, que são cadastrados como microempreendedores individuais no Portal do Empreendedor, mas, segundo dados do próprio portal, 80% acabam falindo antes de completarem cinco anos. As dificuldades em áreas como gestão e fluxo de caixa assustam aqueles que não estão preparados.

 

Nesse mesmo sentido, a crise econômica no Brasil agravou a situação de muitas organizações sociais do terceiro setor que, com a diminuição das doações, de acordo com o IBGE, 38 mil organizações sem fins lucrativos tiveram as suas ações encerradas em 2018.

 

Pensando nisso, o Instituto Musiva criou o curso Negócio Sustentável, uma iniciativa que visa potencializar o impacto sociocultural dos projetos de base comunitária. A aula inaugural aconteceu no dia 14 de setembro, na UNISUAM, em Bonsucesso, Zona Norte, do Rio.

 

Durante dois meses, 30 líderes comunitários de favelas cariocas aprenderão técnicas de precificação, gestão e comunicação para gerenciarem seus empreendimentos sociais e terem ferramentas para contornar as estatísticas que assolam o mercado. Negócio sustentável é uma iniciativa inédita criada para promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental em regiões de baixa renda, através da cultura.

 

A primeira aula teve como tema ideação de projetos, criatividade e o concorrido design thinking – metodologia inovadora que tem sido aplicada a negócios das mais diversas áreas. Ao todo, o projeto capacitará 90 gestores de base comunitária, durante três bimestres, e vai apoiar e realizar mentoria para 21 projetos criativos locais, beneficiando, diretamente, mais 630 participantes. As aulas, acontecem sempre aos sábados, na UNISUAM, e já era uma demanda antiga percebida pela coordenação do Musiva.

 

O projeto  conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e LAMSA, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Lei do ISS e com o Apoio do Instituto Invepar e da Unisuam.

 

 

“Começamos ensinando artesanato e artes visuais, por diversos territórios do Rio de Janeiro, e percebemos que muitas pessoas têm o talento para essa área, mas esquecem a gestão, justamente por nunca terem recebido esse tipo de orientação. Começamos a perceber uma demanda específica desses treinamentos para acelerar os negócios sociais locais”, aponta Raquel Motta, coordenadora  do projeto.

 

 

Para se inscrever nas próximas turmas, os interessados devem ficar atentos ao site: www.institutomusiva.org.br e as redes sociais do Instituto Musiva.

Facebook e Instagram @institutomusiva.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva