Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 3215 9769         contatos.musiva@gmail.com        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

PROJETO TECENDO ARTE ENCERRA MAIS UM CICLO NA PAVUNA E INICIA COM NOVAS TURMAS

04.10.2018

 

O projeto Tecendo Arte realiza o curso de artesanato e moda sustentável para a capacitação de adolescentes, jovens e adultos e oficinas criativas e ambientais para a conscientização de crianças em territórios populares do Rio de Janeiro, desde 2011. Os participantes passam por dois meses de formação aprendendo técnicas de reaproveitamento e reciclagem para a produção de artigos sustentáveis como acessórios, bolsas, carteiras, garrafas decoradas, entre outros produtos. Além disso, há um módulo que estimula a geração de renda e o empreendedorismo com conteúdos sobre precificação, design, acabamento de produtos, marketing e vendas.

Em 2017, o projeto foi reconhecido como iniciativa de impacto socioambiental e que estimula os ODS, através do 2º Prêmio Parceiros do ODS, realizado pelo Movimento Nós Podemos. Em 2018, Tecendo Arte foi uma das 729 práticas selecionadas, na primeira fase, da 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ODS BRASIL – 2018, que recebeu mais de 1.038 inscrições e é uma das 60 iniciativas semifinalistas do Prêmio Itau-Unicef 2018, que recebeu mais de 3000 inscrições, somente na Categoria 2 – OSC.

“O reconhecimento do projeto, pela sociedade, demonstra o resultado de 7 anos trabalhando para promover o impacto sociocultural em regiões populares, de maneira a estimular a economia criativa, o empreendedorismo e a cidadania e também para incentivar a sustentabilidade ambiental nos territórios participantes, explica Elisângela Lins, uma das educadoras do projeto.

  A iniciativa estimula a implantação da Agenda de 2030 para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trabalha, principalmente, para o cumprimento dos ODS 1 – Erradicação da Pobreza, 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico,10 – Redução das Desigualdades e 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

As inscrições para os cursos de moda e artesanato sustentável podem ser feitas até o dia 03/10/2018, na  sede da ONG Rongo, localizada próxima à estação do Metrô Rubens Paiva. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. A participação no projeto é totalmente gratuita e os alunos recebem lanche no local. O material do curso e o certificado são disponibilizados, também, pelo projeto. No dia 02 de Outubro, o projeto encerra o primeiro ciclo de capacitação que beneficiou, diretamente, 16 participantes, jovens e adultos, no curso de moda e artesanato sustentável  e 15 crianças, em oficinas criativas, da região. Na ocasião será realizado o evento de formatura que contará, também, com atividades criativas e uma palestra  de Cíntia Carvalhaes, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, sobre empreendedorismo feminino que vai levar histórias de mulheres que lutam pela liberdade e pela preservação do seu lugar ativo na sociedade através do empreendedorismo.

 

Tecendo Arte é um projeto idealizado pelo Instituto Musiva e patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelo MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS – e conta com o apoio do Instituto Invepar, do Prêmio Itau-Unicef e da Unisuam.

 

Serviço:

Curso de moda e artesanato sustentável - As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 03 de outubro de 2018 na sede da ONG Rongo e o curso terá início em 4 de outubro de 2018, no mesmo local.

Evento de formatura e palestra sobre empreendedorismo feminino – Atividade gratuita e aberta ao público, mediante inscrição através do e-mail: contatos.musiva@gmail.com

ONG RONGO – Avenida Pastor Martin Luther King Jr, 12528 - Rubens Paiva - de segunda a sexta, das 10h às 16h.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload