Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 3215 9769         contatos.musiva@gmail.com        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

PROJETO ESCOLA CRIATIVA LEVA ARTE, CULTURA E EMPREENDEDORISMO PARA 450 CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

04.10.2018

 

O projeto Escola Criativa, que promove oficinas de criatividade em escolas públicas do Rio de Janeiro, incentiva a educação formal por meio da arte visual e do artesanato. A cada bimestre cerca de 90 crianças e adolescentes das regiões da Maré e de Del Castilho são beneficiadas, tendo a oportunidade de realizar atividades de desenho, pintura, aprender sobre história da arte, artesanato e participar da oficina de brinquedos sustentáveis.

 Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB), ligado ao Ministério da Educação(MEC), o desempenho de alunos do Rio de Janeiro em conteúdos básicos do ensino formal  teve grande piora em relação ao resultado de 2015. Na contramão desse dado, a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, realizada, em 2016, pelo Porvir – programa do Instituto Inspirare –, em parceria com a Rede Conhecimento Social, ouviu 132 mil alunos e ex-alunos, de 13 a 21 anos, de todos os estados do Brasil, sobre o que pensam da escola e com qual educação sonham. A pesquisa foi transformada em uma ferramenta aberta e gratuita de escuta para escolas de todo o Brasil e os dados apontam, por exemplo,  que 36% dos alunos querem realizar atividades práticas ou que visem à resolução de problemas e que 27% desejam usar tecnologia. O projeto Escola Criativa, nesse sentido, estimula a educação crítica e a inovação através das artes, desenvolvendo atividades criativas que dialogam com o projeto político pedagógico das escolas e incentivando, por exemplo, a educação ambiental, a alimentação saudável e o empreendedorismo entre crianças e adolescentes. 

 As primeiras turmas do Escola Criativa passaram por dois meses de atividades e, desde o dia 24 de setembro, o projeto entrou em um novo ciclo, com a capacitação de mais 90 alunos da rede pública municipal. Por ano, cerca de 450 crianças e adolescentes serão beneficiados pelas ações do projeto. “Todas as áreas do conhecimento humano passam pelo ensino e pela educação. Precisamos refletir sobre como vivemos na sociedade da informação e da comunicação e sobre como enxergamos a tecnologia e a criatividade como elementos fundamentais para promover a transformação por meio da educação no país,” aponta Valmir Vale, coordenador do projeto.

 A iniciativa atua diretamente com as crianças e os adolescentes, mas também estimula a participação dos professores e das coordenações pedagógicas, incentivando que o corpo docente das escolas participantes aplique as atividades sustentáveis apresentadas pelo projeto às outras turmas, para promover a multiplicação do conhecimento compartilhado no espaço escolar.

 

Escola Criativa é um projeto idealizado pelo Instituto Musiva e patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e LAMSA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e conta com o apoio do Instituto Invepar, da startup Petit Biscuit e da Unisuam.

 

Informações:

 

E.M Paulo Freire - Maré
2ª feira e 4ª feira - 12h30min às 15h30min
Obs: Oficinas de brinquedos sustentáveis e desenho e pintura 

Ciep Patrice Lumumba - Del Castilho
6ª feira – 9h às 12h
Obs: Oficinas de artesanato sustentável

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload