Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

ARTESANATO SUSTENTÁVEL É TEMA DE INTERESSE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

26.03.2018

 

 

 

No dia 10 de março, a artesã Raquel Amaral, gestora de projetos do Instituto Musiva, participou do Faça Você Mesmo, quadro do Programa É de Casa, da Rede Globo, com a apresentadora Ana Furtado. A artesã fez uma carteira sustentável com o reaproveitamento de caixa de leite e tecido de algodão. No dia 07 de março foi ao ar, também, o Programa Espaço Feminino, do Canal Boas Novas, com o mesmo tema. O canal, porém, abordou a importância do reaproveitamento para a produção de artigos sustentáveis. Elisângela Lins, educadora do Musiva, ensinou a apresentadora Teresa Gomes e o público de casa a fazer um porta-copos sustentável, apresentando alternativas para a geração de renda a partir de materiais recicláveis.

 

Segundo o blog Elo 7, maior site de produtos criativos do Brasil, o artesanato sustentável é a modalidade que une diversas técnicas artesanais com sustentabilidade ambiental e tem o objetivo de criar arte com o reaproveitamento de itens recicláveis. Além de estimular a sustentabilidade ambiental, o artesanato sustentável incentiva a geração de renda e movimenta a economia criativa, como alternativa ao emprego formal, para artesãos do país. No programa É de Casa, Raquel disse que considera a caixa de leite uma matéria prima, e não lixo. Esse pensamento mostra o início de uma mudança de comportamento, dos artesãos, em relação ao consumo responsável de materiais para a produção de artesanato.

 

No cenário do quadro Faça Você Mesmo, ao fundo, é possível observar garrafas decorando a estante, que foram reaproveitadas e decoradas, com linhas de crochê e laços, feitas por artesãos do Musiva também. O artesanato sustentável é uma tendência, de moda e decoração. Cada vez mais, há consumidores atentos e preocupados com o meio ambiente. Por isso, o Instituto Musiva idealizou o Tecendo Arte, uma iniciativa que prevê o ensino artístico para moradores de territórios populares através das técnicas de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MetrôRio e LAMSA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e conta com o apoio do Instituto Invepar e da Unisuam.

 

Anualmente, 100 pessoas são beneficiadas, diretamente, pelas ações do projeto. Entre os módulos do curso estão as técnicas de corte, costura à mão, modelagem, colagem, composição de cores, bordados e acabamentos, além de conteúdos de sensibilização ambiental e empreendedorismo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload