Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

2ª EDIÇÃO DO NATAL AMBIENTAL ADERE À CAMPANHA DO DIA DE DOAR

28.11.2017

Agora é a vez dos bairros Piedade e Triagem, serem beneficiados pelo evento

 

O Natal Ambiental, realizado pelo Instituto Musiva, em dezembro de 2016, foi um sucesso e beneficiou diretamente 60 crianças de Água Santa e Maracanã, na época. Este ano os moradores de Piedade e Triagem é que vão receber as atividades que ensinam crianças, moradoras de territórios populares, a confeccionarem seus próprios brinquedos a partir de materiais recicláveis. A proposta é ensinar que os resíduos sólidos não são lixo e sim materiais que podem se transformar em objetos de utilidades. A programação contará com oficinas de sensibilização ambiental e de fabricação de brinquedos criativos, além de gincanas educativas, recreação e um lanche saudável ao final.

 

O Instituto Musiva aderiu à campanha Dia do Doar, criada para promover a solidariedade e a cultura de doação no país e pretende, através do movimento, arrecar doações para empregar nas atividades do evento Natal Ambiental, e atender a 100 crianças dos dois bairros.

 

Em 2016, as crianças aprenderam a fazer um “vai e vem de garrafa de pet” e os pequenos ganharam, também, uma peteca sustentável feita com retalhos de tecido e resíduos de marcenaria no enchimento. “Foi uma experiência incrível ver a reação e a felicidade das crianças ao receberem os brindes. Entregamos lanches saudáveis dentro de estojos criativos, feitos também de pet, e a alegria estava estampada nos olhos delas. Este é o maior retorno de nossa atuação, ver que a cultura e a educação são capazes de trazerem autoestima e incentivar o sentimento de pertencimento social, isso faz muito sentido para nós”, aponta Raquel Amaral, coordenadora do projeto.

 

O Dia de Doar

O #diadedoar é um movimento, uma mobilização nacional para termos um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil. O #diadedoar é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e ao qual qualquer um pode se juntar.

Para mais informações acesse http://www.diadedoar.org.br.

 

Sobre o Musiva

Musiva significa mosaico, e foi através do ensino das artes dos mosaicos que o Instituto Musiva nasceu. Mais de 2 mil pessoas já foram capacitadas no Alemão, Rocinha, Deodoro, Cascadura, Ramos, Morro do Estado, Vigário Geral, entre outras favelas e periferias ao redor do Rio de Janeiro. O Musiva foi criado por Valmir Vale e Raquel Amaral. Os dois, nascidos e criados em Vigário Geral, se conheceram quando Valmir ensinou artesanato para Raquel, em 1993, quando ela tinha apenas 9 anos. Ele, artista plástico renomado, radicou-se na Europa por mais de uma década, até retornar ao país, movido pelo desejo de multiplicar os conhecimentos que adquiriu em mais de 30 anos de carreira. Reencontrou Raquel, que havia se formado em pedagogia e atuava em produção cultural, e juntos fundaram o Instituto Musiva, em 2010.

 

Serviço

O evento em Triagem é aberto ao público, interessados em se inscrever para o Natal Ambiental podem acessar mais informações através do site www.institutomusiva.org.br, enviar e-mail para: contatos.musiva@gmail.com ou se inscreverem na Nave do Conhecimento de Triagem, localizada à Rua Bérgamo, 320, Rocha.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload