21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

21 3215 9769         contatos.musiva@gmail.com        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

NOTÍCIAS

Confira nossas ultimas notícias!

RUMOS SUSTENTÁVEIS

11.07.2016

 

Projeto Tecendo Arte leva empreendedorismo, economia criativa e educação ambiental para comunidades do Rio de Janeiro

 

A sociedade global segue atenta às questões que envolvem a sustentabilidade em todas as suas vertentes: econômica, social e de sobremodo ambiental. O mundo globalizado e a agilidade na comunicação têm contribuído para a disseminação desse conceito de vida sustentável em prol da preservação do planeta. A sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente. Os temas como reciclagem e reaproveitamento de resíduos vêm sendo considerados cada vez mais urgentes e importantes, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o consumo responsável dos recursos naturais disponíveis.

 

A partir desse conceito, de vida sustentável, é que o Tecendo Arte foi idealizado. A iniciativa prevê a capacitação artística de moradoras de regiões populares; através das técnicas de cartonagem, pintura em tecido, costura, desenho, colagem, bordado, pintura em garrafas e papel machê, a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos como caixas de leite para a produção de artigos criativos.

 

Os produtos feitos pelas participantes são comercializados em feiras e no quiosqueMusiva e retorna para as mesmas como ajuda de custo. Além de curso deartesanato sustentável, o Tecendo Arte promove oficinas de educação ambiental para estudantes de escolas públicas, no sentido de incentivar a consciência ambiental e o descarte correto do lixo aos mais jovens. O projeto está sendo executado no Maracanã e em Água Santa.

 

Com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/SMC, do MetrôRio e da LAMSA e apoio do Instituto INVEPAR e da Unisuam tem a missão de percorrer, ao longo de 2016, outras localidades da Cidade. Ao incentivar a geração de renda e o empoderamento feminino, o projeto contribui para o cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS*) nº 5.*ODS são uma agenda mundial de 17 objetivos e 169 metas em que são previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.​

 

Bruna Magalhães

Raquel Amaral

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva