Rio de Janeiro, RJ

contatos.musiva@gmail.com
(21) 32159769

MAPA DO SITE

Início         

Quem somos

Projetos

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

REDES SOCIAIS

© Instituto Musiva

21 4105 4426          contato@musiva.org        

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Fazemos atendimento social e realizamos ações culturais, educativas e artísticas à população de baixa renda em nosso Núcleo Criativo, localizado na Estação Adeus do Teleférico do Complexo do Alemão, mas abertas à moradores de regiões em vulnerabilidade social de todo o Estado, mediante agendamento prévio, conforme abaixo:

 

Formalização Microempreendedora – Assessoria gratuita à artesãos, doceiras, jardineiros, pedreiros, ambulantes e grupos produtivos para a formalização como Microempreendedores Individuais.

 

Orientação profissional – Assessoria gratuita à jovens de baixa renda para a formatação de currículos, técnicas de comportamento em entrevista e técnicas de redação para processo seletivo.

 

Workshops e orientação para artesãos e grupos produtivos – A atividade é realizada quatro vezes por ano e as datas do evento serão divulgadas neste site e nas redes sociais.

 

Biblioteca e brinquedoteca - Para crianças com idade entre 06 e 11 anos de idade. O objetivo do espaço é incentivar a educação formal e estimular nas crianças o interesse pela leitura, a criatividade e a interação social.

PROJETOS
FINALIZADOS:

 

→ Cultivando Arte (2014)

→ Negócio da Arte (2012)

Ofício da Arte (2011 - 2013)

(clique para saber mais sobre cada projeto)

O QUE FAZEMOS

NOSSOS PROJETOS
Artes do Rio
Tecendo Arte
Mostrar Mais
Confeitaria Artesanal

Ação itinerante que visa atender à moradores de regiões populares do Rio de Janeiro.  O projeto resgata a história e a memória de cada localidade e com

isso destina conteúdo criativo para as oficinas, de fotografia e mosaico, e para os painéis de arte urbana, doados

para decorar a fachada de escolas e de outros espaços públicos.

O projeto prevê, também, a realização de feiras culturais para expor os trabalhos feitos pelos participantes e movimentar a economia criativa nas localidades beneficiadas. 


 

Onde acontece: Comunidades de Del Castilho, Inhaúma e Higienópolis, até Maio de 2016. 

Pessoas beneficiadas/ano: 100 

Patrocinadores: PREFEITURA DO RIO / LAMSA

Apoiadores: INSTITUTO INVEPAR / UNISUAM

Oficinas de artesanato sustentável para moradoras de comunidades em vulnerabilidade social do Rio de Janeiro. As participantes aprendem técnicas de reaproveitamento de resíduos, como garrafas de vidro e embalagem longa vida, para a produção de bolsas, carteiras e acessórios de moda feminina e utilidades do lar.

 

Os produtos feitos pelas participantes são comercializados na loja Musiva, que circula pelas Estações do Metrô Rio e no site da instituição; e retorna para as mesmas com bolsa incentivo

Onde acontece: Comunidades de Água Santa e Maracanã.

Pessoas beneficiadas/ano: 260

Patrocinadores: PREFEITURA DO RIO / LAMSA / METRÔ RIO

Apoiadores: INSTITUTO INVEPAR / UNISUAM

Oficina de bases de confeitaria para moradoras de regiões em risco social.

O objetivo é capacitar mulheres e incentivá-los a complementarem a renda familiar. O curso contempla, também, módulos de manipulação e higienização de alimentos, técnicas de acabamento/decoração de doces e empreendedorismo. O projeto está em fase de crowdfunding, no site Benfeitoria, e tem o objetivo de beneficiar mulheres.

Onde acontece: Bonsucesso

Pessoas beneficiadas/ano: 100

Apoiadores: UNISUAM

 
IDENTIFICARTE
Inclusão postal através da arte

Doação de placas numéricas de mosaico para identificar imóveis de comunidades populares. A ação, que teve início em 2010, promoveu, em 06 anos,  a identificação postal de 1.106 unidades habitacionais e residências localizadas em Vigário Geral, na Rocinha, Complexo do Alemão, Cantagalo, Inhaúma, Del Castilho, Comunidade Agrícola de Higienópolis e Cidade de Deus. Projeto Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e Unesco em 2013.

Caso tenha interesse entre em contato e peça-nos um orçamento da oficina de números de mosaico. Podemos realizá-lo nas comunidades que ficam no entorno de seu escritório, comércio ou indústria, impulsionando as ações de responsabilidade social de sua empresa. Para cada placa numérica produzida, pelo seu público, doamos uma unidade para o morador de outra comunidade.